Serviços

Estaca Hélice Contínua

Estacas de Hélice Contínua

Considerada um tipo de Perfuração Profunda, à Estaca de Hélice Contínua permite maior agilidade na conclusão do estaqueamento, sendo moldada “in loco” ela só recebe a concretagem após a escavação.

A concretagem das estacas acontece a partir do bombeamento do tubo central presente na haste da perfuratriz, ao mesmo tempo em que o trado helicoidal é retirado do solo, essa simultaneidade garante a assertividade do processo.

Com diâmetros de 70 à 150 cm é considerada um tipo de “estaca escavada”, permitindo que alcance profundidades além dos nível do lençol freático de forma rápida, com baixa geração de ruídos e sujeiras.

Outro diferencial é, a tecnologia desse modelo de estaca permitir que todo o processo seja acompanhado através de um software a partir da escavação até a concretagem final.

Vantagens

  • Alta produtividade comparada as demais estacas de fundação;
  • Alta capacidade de cargas das estacas;
  • Não causa vibrações aos terrenos vizinhos, podendo ser introduzida em áreas urbanas;
  • Pode ser executada em grandes profundidades, atingindo até 38 metros aproximadamente;
  • Facilidade em adaptabilidade e movimentação em diferentes terrenos;
  • Estacas que alcançam além do nível de lençol freático;
  • Penetra camadas resistentes do solo;
  • Monitoramento eletrônico em todo processo de execução.

Monitoramento Eletrônico da Estaca

A partir do seu sistema tecnológico, esse modelo de estaca permite que todo o processo de execução seja acompanhado em tempo real a partir do sistema de software. Através dos gráficos gerados o operador pode visualizar informações sobre a profundidade, inclinação da torre, torque, pressão de concretagem, perfil da estaca, sobre consumo de concreto, entre outros.

Etapas da Execução da Estaca de Hélice Contínua

Perfuração:
A escavação da Estaca de Hélice Contínua inicia-se com a com o processo de retirada do solo através da rotação do trado helicoidal até atingir a profundidade estimada no projeto de obra. O processo deve seguir sem interrupções até atingir o fundo enquanto o operário e engenheiro de obras tem total visão sobre os dados como a pressão exercida no solo, torque do equipamento, velocidade de perfuração, profundidade e outros que lhe dão segurança em estabelecer a cota de apoio da estaca para dar início a concretagem.

Concretagem:
Ao atingir a profundidade necessária é feita a aplicação do concreto nas estacas de forma que seja injetado sobre pressão de baixo para cima até que o trado seja totalmente retirado do solo, sem deixá-lo subir pela haste, mantendo um nível sempre abaixo da mesma. Esse processo ocorre antes da colocação da armadura.

Colocação da Armadura:
Após as demais etapas a armadura é posicionada na estaca com auxílio do equipamento que já é dotado para realização da tarefa. Durante esse processe é necessária a colocação de espaçadores que garanta o cobrimento especifico da estaca.

Cuidados na Execução:

Durante o processo de execução da Estaca de Hélice Contínua é necessário ter alguns cuidados, como:

  • Durante a escavação, de acordo com a NBR 6122:2010 (Projeto e Execução de Fundações) existe um espaçamento mínimo de cinco vezes o diâmetro da estaca. Essa distância deve ser respeitada para execução de estacas adjacentes num período inferior a 12 horas após a concretagem;
  • No processo de concretagem e colocação de armadura é usado concreto com slump 22 ± 3 cm, por conta do processo diferenciado das estacas hélice contínua que será usado;
  • Segundo a NBR 6122:2010 – Projeto e Execução de Fundações, deverão ser utilizados ponteiros ou marteletes com potência menor que 1000 W para estacas cuja seção transversal for inferior a 900 cm²;
  • O acerto final do topo das estacas deve ser feito com ponteiros e ferramentas de corte apropriadas, enquantoo concreto utilizado, caso seja necessário recompor a seção da estaca, não deverá ser de resistência menor ao da mesma.

Conheça mais sobre a Perfuração de Solo!

Whatsapp